sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Daniel na fornalha

Versículo para Memorizar: “Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.” Isaías 42.8


Referência Bíblica: Daniel 3:1-30





Fe: kaka lembra q semana passada nós falamos de Daniel e como ele era obediente á Deus?

Kaka?: sim tia ?

Fe: então hoje vamos continuar falando dele.

Kaka: ooooobbbbbbbbbbaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Daí: um tempo depois O rei Nabucodonosor, da Babilônia, atacou Jerusalém e mandou que escolhessem entre os prisioneiros israelitas alguns jovens. Todos eles deviam ser inteligentes, e ser capazes de servir no palácio. O rei mandou também que eles recebessem, todos os dias, a mesma comida e o mesmo vinho que o rei.

Clau:Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio. Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá. Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

Kaka: sa-dra-que quem é?

Fe: sadraeque , mesqque e abdnego são Daniel e seus amigos. Só q Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com a comida do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Mas Aspenaz disse: — Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados.

Dai:Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, e disse:— Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber.

Clau: No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser. O guarda concordou. Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.

Kaka: ah por isso que semana passada na história ele sou be explicar o sonho ao rei

Fe: isso mesmo ai No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz levou todos os jovens até a presença do rei. Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.

Daí:um certo dia O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura e ordenou que todos deveriam adorar e se ajoelhar perante ela, quando ouvissem o som das trombetas e outros instrumentos.

Clau: Se alguém não fizesse isso seria jogado na mesma hora numa fornalha acesa. Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro. Foi nessa hora que alguns governadores do palácio aproveitaram a ocasião para acusar os judeus.

Kaka: tia mais o Daniel não né?

Fe: escuta só, os governadores disseram ao rei Nabucodonosor: — Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Os judeus Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.


Daí:aí , Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamá-los. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse: —É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer?

Clau:Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim: —Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.

Fe: olha que legal Kaká mesmo sabendo que poderiam morrer eles não voltaram atrás

Kaka: tia a gente tem que confiar em Deus

Fe: Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. Depois, mandou que os seus soldados mais fortes os amarrasse e os jogasse na fornalha. Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha.

Daí: A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro. De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles.

Clau:Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: —Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles.

Kaka:glória a deus , Deus é maravilhoso

Fe: amém, As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: —Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário