sábado, 27 de março de 2010

"A Hora da Garotada" - Programa do dia 13/03/10

O Ministério Infantil da ADBR ganhou um horário na nossa rádio - Central AM 1060. O programa recebeu o nome de "A Hora da Garotada", e vai passar todos os sábados, das 16 às 17h. Isso faz parte das coisas novas que Deus está fazendo nesse ministério.

O primeiro programa foi no último sábado, dia 13/03, e graças a Deus foi um sucesso. Além de mim, participaram do primeiro programa as tias Fafá, Fê, Cláudia e Aline, e também duas personagens criança: a Kaká e a Paty.

Quando o telefone tocou pela primeira vez fizemos a maior festa. Era a resposta de que realmente havia alguém nos escutando, e mais, gostando muito da programação.

Fizemos um diálogo sobre a criação do mundo, numa linguagem simples e resumida, para facilitar a compreensão das crianças mais novinha. Aí está o vídeo e abaixo o diálogo escrito:

http://www.youtube.com/watch?v=ySafrnodBq0

______________________________________


A Criação do Mundo


Tia Fê - Kaká, como vocês acham que o mundo foi feito?

Kaká - Eu ouvi falar lá na escola que foi de uma grande explosão!

Tia Fê - E você Paty, como pensa que foi criado o homem?

Paty - Eu aprendi que nós viemos do macaco.

Tia Fê - Não meninas, a bíblia nos conta direitonho como tudo aconteceu, e eu e a tia Thaís vamos contar para vocês.

Tia Thaís - Antes de Deus criar o mundo, a terra era sem forma e vazia, só existia Deus e um monte de águas. Vamos fechar os olhinhos para ver como era? Voceês estão vendo?

Kaká - Não tia, está tudo escuro!

Tia Thaís - Isso mesmo, tudo era muito escuro. Deus então decidiu criar um ser parecido com ele, para ser seu amigo e estar com ele, alguém que ele pudesse amar, e por ele ser amado. Mas Deus não poderia colocar este ser num mundo tão escuro e cheio de água, e foi por isso que ele resolveu criar um lugar especial para ele.


Tia Fê - No primeiro dia Deus disse: Haja luz.



Kaká - Já posso abrir meu olho tia?

Tia Fê - Claro Kaká!! Então Deus separou a luz da escuridão, a luz ele chamou...

Kaká - Já sei, já sei... A luz se chamou dia, e a escuridão noite.

Ta Thaís - Muito bem. No segundo dia, Deus continuou o seu trabalho. Ele dividiu as àguas no meio, e nesta divisão ele criou o céu.



Tia Fê - No terceiro dia Deus juntou toda a água num canto, e chamou elas de mar. Apareceu então uma parte seca.

Paty - Parte seca? Não estou entendendo tia.

Tia Fê - Sim, parte seca, que é a terra onde pisamos, e nela Deus colou todas as espécies de plantas, árvores... até mesmo a graminha verde, tão gostosa de pisar.

Paty - Ah... que legal!!




Tia Thaís - No quarto dia, Deus olhou para o céu e achou que ele estava muito vazio. Vocês sabem então o que Ele fez?

Kaká - Eu sei: no céu tem o sol.

Tia Thata - Isso mesmo, Deus fez o sol, a lua e as estrelas.



Tia Fê - Deus também achou que o mar estava muito vaziu, e no quinto dia colocou nele todas as espécies de peixinhos, e colocou também as aves no céu.

Paty - Ai, esse mundo está ficando lindo mesmo, eu acho as aves do céu tão bonitas!!



Tia Thaís - No sexto dia, Deus criou os animais que vivem na terra. Digam meninas, alguns destes animais que vocês conhecem.

Kaká - Boi, girafa, zebra

Paty - E o elefantinho, a tartaruga

Tia Thaís - Que lindo... agora o mundo já estava quase pronto. Mas faltava ainda uma coisa. Vocês sabem o que é que faltava?

Kaká - Deixa eu ver... já tinha mar, já tinha estralas.

Paty - Já tinha as plantas e os bichinhos...

Kaká - Paty, Paty... é claro: Faltava nós!!

Paty - É mesmo, faltava as pessoas.



Tia Fê - Isso... faltava o principal, as pessoas, que Deus fes parecidas com Ele. E no sétimo dia, depois de tudo prontinho, Deus descansou. Por causa de nós é que Deus fez esse mundo tão lindo. É um presente Dele para nós, e devemos cuidar deste presente com todo o carinho.



Tia Thaís - Entenderam a história? Aconteceu de verdade! Me digam então como é que podemos cuidar do mundo que Deus nos deu? Será que é legal jogar lixo na rua?

Kaká e Paty - Não, não... é muito feio.

Tia Thaís - E será que devemos destruir a natureza, maltratar os animais?

Kaká e Paty - Ui... também não.

Tia Fê - E vocês devem pedir para a mamãe separar o lixo da casa, não misturar papel com restos de alimento, por exemplo.

Paty - Ah, eu sei o nome disso, é reciclagem... a minha mãe faz isso lá em casa.

Tia Thaís - Temos que agradecer todos os dias por esse mundo maravilhoso que Deus criou para nós.

______________________________________


Esse diálogo pode ser apresentado em forma de peça teatral na igreja, ou em sala de aula com fantoches ou com os visuais. Logo abaixo vou colocar algumas idéias de atividades sobre a criação.

Fiquem ligados no próximo sábado em nossa programação "A Hora da Garotada", e ligue para dar sujestões, conversar conosco, oferecer músicas, mandar beijos, etc. O telefone é 38792012.

Beijos,

Tia Thaís




OBS: Estas imagens eu retirei de um blog muito abençoado, cheio de lições bíblicas, mas já faz algum tempo e não consegui achá-lo novamente. Desculpe a falta de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário